Recomeçar é preciso

Recomeçar é preciso

 

Perante o acontecimento adverso que abateu os arredores de nossa localidade, a Faculdade Asa de Brumadinho se compadece em solidariedade no apoio às vítimas, seus familiares e amigos.

Nossa estrutura tem sido utilizada como apoio ao comando das operações, bem como sede para reuniões e tomadas de decisões estratégicas nos amplos âmbitos das autoridades. Temos visto de perto todo o esforço de todos os envolvidos. Os bombeiros e seus cães incansáveis na busca de cada uma das vítimas.

Mas  temos consciência do nosso papel diante desse momento que é o de ajudar a RECONSTRUIR. Reconstruir sonhos, projetos e desejos de um futuro melhor.

A Faculdade ASA honra o compromisso de retomada das aulas nesta segunda-feira 11/02/19 e deseja se refazer nas perspectivas positivas de um futuro promissor, de mãos dadas com você. Alunos da Graduação e Técnicos (veteranos); Calouros gentileza aguardar novo comunicado. (Técnico em Enfermagem – início dia 11//02/2019.)

Vamos iniciar um novo ciclo, enxergar possibilidades com a força da união e auxílio mútuo. Reformular papéis sociais, desenvolver  novas habilidades cognitivas, resignificar e aprender a readaptar nesta nossa nova etapa. A palavra agora é lutar e recriarmos juntos esse Rio de Amor que nos é a vida. Vamos?

 

Abaixo colocamos trechos do texto enviado pela Marina Teles, Psicóloga.

 

NOSSO LEGADO

O trabalho e a educação são caminhos importantes na perpetuação de planos. São fatores psicológicos de proteção comprovados pela ciências humanas e da saúde.

Seu projeto de vida, que por vezes fora compartilhado com aquele ente especial CONTINUA. Seu compromisso, no seu ritmo, não pode cessar… pela alegria de quem virou luz e quer o seu brilho, pelos seus queridos que estão aqui e precisam da sua esperança no entorno para se refazerem, pela comunidade e, especialmente por você mesmo. Vida é movimento.

 

ASSUMIR A PERDA

Luto é um processo necessário e adaptativo à perda de alguém especial. Resulta na capacidade de declarar a dor a partir da autenticação da privação emocional. Luto é restauração e emprego de novas energias nas relações de readequação.

Esta luta pode ser vivenciada com diferentes conotações por diferentes indivíduos saudáveis. Uma reação normal e esperada a todo ser humano.

Atravessamos um evento estressor e muitos sonhos tendem a ser interrompidos durante este período de coletivas condolências.

As dificuldades advindas do cenário atual podem incapacitar e desorganizar a vida das pessoas enlutadas a ponto de não conseguirem lidar com tamanha tristeza (Bassi e Wainer, 2011).

A saudade do ente perdido, o anseio intenso, a tristeza, a ansiedade de separação são respostas esperadas em indivíduos enlutados e podem ser sentidas ainda com maior intensidade quando inseridas numa situação de trauma como a ocorrida em nossa região.

 

ENGRENAGEM E SUCESSÃO

Somos todos cônjuges, irmãos, filhos, pais, colaboradores, professores, alunos, parceiros de trabalho e amigos dos que se foram. Comungamos do mesmo pesar que vigora ainda forte nas memórias angustiadas.

Para além disso, nosso propósito agora se firma na com responsabilidade da esperança e do encadeamento de vida para quem fica, e não apenas por Brumadinho, mas por também todo seu entorno.

 

Estamos aqui juntos para ajudar no que for preciso.

 

Marina Teles em 04/02/2019

Psicóloga clínica

Pela Faculdade ASA, pelos amigos que ganhei em Brumadinho e região.. pelos que perdi, e pelos que ficaram. Pela vida.

Auditório lotado, durante palestra

Direito, Notícias

Faculdade ASA recebe ministra Cármen Lúcia para aula magna do curso de direito

  Com auditório lotado e transmissão simultânea nas redes sociais, a Faculdade […]

vestibular 2019.2 capa materia

Notícias

Bolsas Avante Brumadinho

AVANTE: VONTADE DE AVANÇAR, DE SEGUIR ADIANTE.
+ de 200 bolsas de estudo.
+ de 200 possibilidades de você ir além.

faixa_van40x100cm_cv-02

Direito, Notícias

NPJ Itinerante

NPJ Itinerante leva orientação jurídica gratuita a comunidade do Córrego do Feijão no próximo sábado