Ouvidoria

Atendimento: Segunda-feira: de 19h00 as 22h00  – Quinta-feira: de 19h00 as 20h00,  presencial ou através dos demais canais de comunicação (e-mail ouvidoria@faculdadeasa.com.br, caixa de sugestão ao lado da secretaria de ensino e telefone 3571-9300 ramal 9311).

A Ouvidoria funciona como elo no relacionamento entre direção, coordenação, alunos, professores e funcionários, em que os registros e observações recebidas são utilizados pelas instâncias acadêmicas e administrativas como ferramenta para promoção de ações de melhoria constante dos serviços prestados pela IES.

Para isso, a Instituição não mediu esforços, nomeando internamente o ouvidor oficial institucional, constituído por um docente da casa, agindo como facilitador das relações entre o cidadão e os diversos setores da Instituição. Dentre as características de perfil deste profissional destacam-se a integridade, o respeito, a objetividade e a agilidade para atuar e simplificar os procedimentos.

Os processos informacionais são coordenados pelo ouvidor oficial da instituição que age com autonomia, buscando a desburocratização das informações ou quando necessário recorre às coordenadorias de cursos, direção ou setores específicos a fim de garantir a integridade das respostas fornecidas ao público.

Através do formulário, é possível enviar uma mensagem para a Ouvidoria Oficial, Secretaria ou Comunicação. Também estão disponíveis, abaixo os ramais telefônicos de cada setor.

A Faculdade Asa disponibiliza a Caixa de Sugestões, no pátio central da instituição, o que facilita a comunicação com o público em geral.

Por fim, a Instituição pode garantir que oferece espaço para a efetivação de elogios, sugestões, críticas, denúncias e reclamações sobre o atendimento, instalações e serviços prestados na instituição, estreitando o relacionamento entre a Instituição e seu público.

 

Perguntas e respostas frequentes

 

Perguntas e respostas frequentes

 

1 - Quais são os assuntos tratados pela Ouvidoria?

A Ouvidoria está aberta para ouvir e dar encaminhamento aos assuntos e serviços relacionados à Faculdade ASA de Brumadinho e seus públicos. Sua função é atuar junto às Diretorias e demais setores, transmitindo e buscando soluções para:

  • Reclamações relacionadas aos serviços prestados pela Instituição ou por ela terceirizados;
  • Sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados;
  • Elogios e agradecimentos  às  ações da Instituição e seus funcionários.

Aquele que se sentir insatisfeito ou mal atendido em qualquer setor da FACULDADE ASA , deve procurar a  Ouvidoria Geral.
2 - Como é o processo de funcionamento e atuação da Ouvidoria Geral?

A Ouvidoria é a unidade que atua no atendimento aos Públicos da  FACULDADE ASA, recebendo, orientando e avaliando as manifestações que visem acolher opiniões, sugestões, críticas, reclamações dos serviços  prestados pela FACULDADE ASA.

Cada manifestação recebida é lida, registrada e respondida de acordo com as providências adotadas pelas áreas responsáveis. Todo o procedimento de atuação da Ouvidoria se dá em  estreita articulação com as Diretorias da Instituição.

3 - Quanto tempo levarei para receber uma resposta?

O princípio da Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA é de atuar de maneira rápida e eficaz. Entretanto, cada demanda tem um tempo diferente de tratamento e resposta, dependendo de sua complexidade, e dos encaminhamentos que precisarão ser feitos  pelas áreas responsáveis, até que seja considerada solucionada e  concluída.

4 – Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria? Tenho medo de procurar a Ouvidoria para fazer uma reclamação e sofrer represálias. Quais garantias terei  que isso não vai acontecer?

Embora a Constituição Federal brasileira no seu art.5 desestimule o anonimato, defendendo o direito à manifestação de todos, é possível encaminhar à Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA  qualquer manifestação sem identificação. Caso o manifestante   queira identificar-se, a Ouvidoria assegura o direito a confidencialidade, resguardando o sigilo sobre sua identidade. Em situações nas quais não seja possível tratar de alguma demanda sem a identificação do demandante, o encaminhamento da mesma só ocorrerá com a sua  autorização.

A Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA se alicerça nos valores da ética, transparência e respeito aos direitos humanos, e para isso fundamenta suas ações na garantia de preservar os dados informados.

5 - Qual é a diferença entre uma reclamação e denúncia.

A Reclamação – Expressão de  insatisfação ou opinião desfavorável (um protesto, uma queixa, ou crítica) aos serviços prestados  pela FACULDADE ASA.

A Denúncia – é uma forma de manifestação, na  qual são informadas ocorrências fraudadoras  ou contrárias à lei,à ordem pública ou a algum regimento, regulamento ou estatuto da Instituição. E não são recebidas pela Ouvidoria. Em ocorrendo deve a denúncia ser formal junto à Secretaria para encaminhamento ao Jurídico da Instituição.

7 - Como e Quando devo proceder para efetuar uma manifestação na Ouvidoria?

Qualquer demanda para a Ouvidoria   pode ser feita pelo site http://www.faculdadeasa.com.br,   e-mail:  ouvidoria@faculdadeasa.com.br,  caixas de sugestões espalhadas pelo campus ou pessoalmente na sede da FACULDADE ASA, nos seguintes horários: segunda-feira de 19:00 às 22:15 / quinta-feira de 19:00 às 20:15