Ouvidoria
Atendimento: Segunda, Terça e Quinta-feira: de 1930 às 22h00, presencial ou através dos demais canais de comunicação (e-mail ouvidoria@
A Ouvidoria funciona como elo no relacionamento entre direção, coordenação, alunos, professores e funcionários, em que os registros e observações recebidas são utilizados pelas instâncias acadêmicas e administrativas como ferramenta para promoção de ações de melhoria constante dos serviços prestados pela IES.
Os processos informacionais são coordenados pelo ouvidor oficial da instituição que age com autonomia, buscando a desburocratização das informações ou quando necessário recorre às coordenadorias de cursos, direção ou setores específicos a fim de garantir a integridade das respostas fornecidas ao público.
Através do formulário, é possível enviar uma mensagem para a Ouvidoria Oficial, Secretaria ou Comunicação. Também estão disponíveis, abaixo os ramais telefônicos de cada setor.
A Faculdade Asa disponibiliza a Caixa de Sugestões, no pátio central da instituição, o que facilita a comunicação com o público em geral.
Por fim, a Instituição pode garantir que oferece espaço para a efetivação de elogios, sugestões, críticas, denúncias e reclamações sobre o atendimento, instalações e serviços prestados na instituição, estreitando o relacionamento entre a Instituição e seu público.
Perguntas e respostas frequentes
Perguntas e respostas frequentes
1 - Quais são os assuntos tratados pela Ouvidoria?
A Ouvidoria está aberta para ouvir e dar encaminhamento aos assuntos e serviços relacionados à Faculdade ASA de Brumadinho e seus públicos. Sua função é atuar junto às Diretorias e demais setores, transmitindo e buscando soluções para:
- Reclamações relacionadas aos serviços prestados pela Instituição ou por ela terceirizados;
- Sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados;
- Elogios e agradecimentos às ações da Instituição e seus funcionários.
Aquele que se sentir insatisfeito ou mal atendido em qualquer setor da FACULDADE ASA , deve procurar a Ouvidoria Geral.
2 - Como é o processo de funcionamento e atuação da Ouvidoria Geral?
A Ouvidoria é a unidade que atua no atendimento aos Públicos da FACULDADE ASA, recebendo, orientando e avaliando as manifestações que visem acolher opiniões, sugestões, críticas, reclamações dos serviços prestados pela FACULDADE ASA.
Cada manifestação recebida é lida, registrada e respondida de acordo com as providências adotadas pelas áreas responsáveis. Todo o procedimento de atuação da Ouvidoria se dá em estreita articulação com as Diretorias da Instituição.
3 - Quanto tempo levarei para receber uma resposta?
O princípio da Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA é de atuar de maneira rápida e eficaz. Entretanto, cada demanda tem um tempo diferente de tratamento e resposta, dependendo de sua complexidade, e dos encaminhamentos que precisarão ser feitos pelas áreas responsáveis, até que seja considerada solucionada e concluída.
4 – Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria? Tenho medo de procurar a Ouvidoria para fazer uma reclamação e sofrer represálias. Quais garantias terei que isso não vai acontecer?
Embora a Constituição Federal brasileira no seu art.5 desestimule o anonimato, defendendo o direito à manifestação de todos, é possível encaminhar à Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA qualquer manifestação sem identificação. Caso o manifestante queira identificar-se, a Ouvidoria assegura o direito a confidencialidade, resguardando o sigilo sobre sua identidade. Em situações nas quais não seja possível tratar de alguma demanda sem a identificação do demandante, o encaminhamento da mesma só ocorrerá com a sua autorização.
A Ouvidoria Geral da FACULDADE ASA se alicerça nos valores da ética, transparência e respeito aos direitos humanos, e para isso fundamenta suas ações na garantia de preservar os dados informados.
5 - Qual é a diferença entre uma reclamação e denúncia.
A Reclamação – Expressão de insatisfação ou opinião desfavorável (um protesto, uma queixa, ou crítica) aos serviços prestados pela FACULDADE ASA.
A Denúncia – é uma forma de manifestação, na qual são informadas ocorrências fraudadoras ou contrárias à lei,à ordem pública ou a algum regimento, regulamento ou estatuto da Instituição. E não são recebidas pela Ouvidoria. Em ocorrendo deve a denúncia ser formal junto à Secretaria para encaminhamento ao Jurídico da Instituição.
7 - Como e Quando devo proceder para efetuar uma manifestação na Ouvidoria?
Qualquer demanda para a Ouvidoria pode ser feita pelo site http://www.faculdadeasa.com.br