Faculdade ASA debate

Fotos do evento:

Ás vésperas de completar três meses do rompimento da Barragem da Vale em nosso município.  A Faculdade Asa, ciente do seu papel formativo, trouxe dois temas relevantes  com a finalidade de contribuir tanto com a formação acadêmica dos nossos alunos, mas também com toda a comunidade envolvida.

A Diretora Geral da Faculdade ASA, Sônia Aparecida Barcelos Maciel, fez a abertura do evento, com muita emoção, lembrou os três meses da tragédia que assolou nossa cidade e ressaltou alguns entes queridos perdidos, entre eles nossa querida e eterna professora Sirlei de Brito Ribeiro, que tanto fez por Brumadinho e por nossa Instituição.

Com a proposta de debater sobre  “Os reflexos do rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão”, foram abordados  os seguintes temas: “Atividade minerária e a intervenção na propriedade privada” e “A reparação integral nas ações coletivas”

Noite marcada por muita emoção, reflexões e conhecimento compartilhados entre Palestrantes convidados  Sr: Dr. Pedro Câmara Raposo Lopes, Ilustríssímo Prof. Dr. Vicente de Paula Maciel Junior e alunos, professores e convidados. 

Na oportunidade a Coordenadora do curso de Direito, Carolina Venâncio fez o lançamento da Cartilha produzida através do apoio do corpo docente da Faculdade Asa, que será utilizada nas ações do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas Itinerante.

A coordenadora do NPJ, Dra. Taisse June Barcelos Maciel Romano apresentou a equipe de alunos que estão atuando atualmente no NPJ e aproveitou para falar que dentro irão até as comunidades afetadas para prestar consultoria sobre os direitos das comunidades afetadas. Essa Ação acontecerá em parceria do NPJ e o corpo Docente da Faculdade Asa.

Divulgaremos em breve o cronograma das ações e também o link da cartilha para que todos tenham acesso a essas informações.

Agradecemos o Professor  Rubens José dos Santos pela importante colaboração na organização desse evento e aos palestrantes pela presença. 

 

 

Faculdade ASA debate:

Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, véspera de completar três meses dessa tragédia, a Faculdade Asa de Brumadinho, sob intermédio da coordenação do curso de Direito traz grandes nomes da área do Direito a fim de debater sobre os reflexos da tragédia com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho.

Eventos dessa magnitude tem a intenção de fomentar o debate a cerca desse tema tão relevante para a comunidade atingida, além de agregar conhecimento técnico e humano para os acadêmicos e comunidade de uma forma geral.

As palestras acontecerão em um mesmo dia, sendo divididas em dois momentos.

 

Primeira palestra:

Tema: Atividade minerária e a intervenção na propriedade privada,

Palestrante: Dr. Pedro Câmara Raposo Lopes,

Juiz de direito na comarca de Belo Horizonte, Mestre em Direito de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi Procurador da Fazenda Nacional, Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e do Centro de Estudos Jurídicos 11 de Agosto e Diretor-Geral da Escola Superior da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

 

Segunda palestra:

Tema: A reparação integral nas ações coletivas:

Palestrante: Prof. Dr. Vicente de Paula Maciel Junior,

Pós-doutorado pela Unversidade de Roma La Sapienza, Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Atualmente é juiz do trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Direito Processual da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordenador de Pesquisa em Processo Coletivo. Coordenador do Projeto de Pesquisa Processo Coletivo Eletrônico. Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Coletivo, atuando principalmente nos seguintes temas: processo, proteção jurídica, teoria do processo coletivo, e estado democrático de direito. Membro da Associação Studium Internationalis.

Público alvo: Comunidade civil, comunidade acadêmica, Administração Pública, membros do Judiciário, membros do Ministério Público, membros da Defensoria Pública, organizações não governamentais.

Nesta ocasião teremos também o lançamento da cartilha digital de orientação para os atingidos da barragem da Vale em Brumadinho e do NPJ  (Núcleo de Práticas Jurídicas Itinerante).

 

Dia do evento: 24/04/2019

Horário: de 19h às 22h30min

Local: Auditório da Faculdade Asa de Brumadinho

ASA-DEBATE-BRUMADINHO-facebook1000x1300
vestibular 2019.2 capa materia

Notícias

Bolsas Avante Brumadinho

AVANTE: VONTADE DE AVANÇAR, DE SEGUIR ADIANTE.
+ de 200 bolsas de estudo.
+ de 200 possibilidades de você ir além.

faixa_van40x100cm_cv-02

Direito, Notícias

NPJ Itinerante

NPJ Itinerante leva orientação jurídica gratuita a comunidade do Córrego do Feijão no próximo sábado

avaliacao-institucional

Notícias, Sem categoria

Avaliação Institucional Faculdade Asa

Está na hora de você participar: