Dia nacional da Consciência Negra

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519/2011. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

.A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

A FACULDADE ASA DE BRUMADINHO, através do 1° Período de Contábeis, acompanhados pela Prof. Valéria Costa Couto, comemorou o Dia da Consciência Negra no evento EXPOASA. A turma se dividiu em 4 grupos, abordando os seguintes sub-temas: O Cotidiano dos Negros, A Religião, A Escravidão e a Gastronomia.

Entre outras atividades interessantes, os visitantes entravam no túnel do tempo e relembravam de toda a história da Escravidão e ainda os alunos contavam a história da Feijoada e serviam a todos os presentes no evento.

A Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 diz no seu Art. 79-B. “O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’”.

Desejamos que estas atividades e reflexões contribuam para formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dia da Consciência Negra.docx i

Notícias

Dia nacional da Consciência Negra

Ainda é preciso muita reflexão e ação.

avaliacao-institucional

Notícias, Sem categoria

Vem aí Avaliação Institucional 2019.2

Vem aí Avaliação Institucional Asa 2019.2

banner para site

Notícias

Vestibular Faculdade Asa de Brumadinho

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Faculdade ASA de Brumadinho 2020. Saiba mais sobre a bolsa Avante