Resolução N.º 14/2016

 

O Conselho Superior da Faculdade ASA de Brumadinho, no uso de suas atribuições,

RESOLVE:

Art.1º – É da exclusiva competência da Faculdade ASA de Brumadinho realizar as solenidades de Colação de Grau dos concluintes de cada um dos seus cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado), e cursos técnicos profissionalizantes, estabelecendo as respectivas datas e horários para realização das solenidades, bem como o ritual a ser observado.

  • 1.º – É de exclusiva competência da Faculdade ASA, a realização da Cerimônia de Colação de Grau, conforme previsto no Artigo 6º desta Resolução.
  • 2.º – Colação de Grau é o ato pelo qual a Diretora Geral, ou delegado seu, em sessão solene, confere aos concluintes dos cursos, o respectivo grau, com declaração do título a que fazem jus.
  • 3.º – A sessão solene de Colação de Grau, será realizada por convocação da Diretoria, em dia, hora e local por ela previamente designados.
  • 4º – As solenidades de colação de grau serão realizadas em uma única data de acordo com o tipo de curso (graduação ou técnico), resguardando-se à Faculdade, a prerrogativa de realizar uma única colação de grau se o nº de formandos de todos os cursos que oferece for inferior a 60 alunos concluintes.
  • 5º – Só serão realizadas solenidades por curso (individualmente) se houver 25 (vinte e cinco) ou mais formandos.
  • 6º – A colação de grau por curso com número superior a 25 (vinte e cinco) alunos, poderá ser individualizada, caso o número de alunos formandos dos demais cursos seja igual ou superior a 25 concluintes. Caso o número de formandos dos outros cursos não tenha quantitativo suficiente (25 alunos) estes deverão obrigatoriamente ser aderidos pela turma com número superior à 25 alunos.
  • 7º – Na hipótese de falta de consenso para receber a turma com número inferior, realizar-se-á um sorteio, caso haja mais de uma turma com número superior a 25 formandos.

Art. 2º – Os concluintes dos cursos de graduação que não colarem grau na sessão solene a que se refere o § 1.º do artigo anterior, poderão fazê-lo, na forma de gabinete, em dia e hora designados pela Secretaria Acadêmica na presença de pelo menos, 2(dois) funcionários da Faculdade, mediante requerimento do aluno, observado o seguinte

  1. Não haverá pagamento de despesas com cerimonial;
  2. Não haverá necessidade de uso de beca ou capelo devendo os formandos apresentarem em traje esporte fino, condizente com o ato;
  3. Não haverá entrega do canudo simbólico;
  4. O formando poderá estar acompanhado de no máximo 02 (dois) convidados;
  5. Serão observados os seguintes atos:
  •  Abertura da Sessão Solene
  • Juramento
  • Leitura do Termo de Colação de Grau
  • Chamada dos formados e assinatura da Ata de Colação de Grau
  • Encerramento da sessão pelo representante da Faculdade.

Art. 3º – Poderão participar das solenidades de Colação de Grau os concluintes dos cursos que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todas as disciplinas do currículo pleno e de forma simbólica os acadêmicos com débito de até 03 (três) disciplinas do currículo.

Parágrafo único: a participação de acadêmicos com débito de até 03 (três) disciplinas do currículo, na solenidade de colação de grau, configurará na forma simbólica, não caracterizando o direito de aquisição de qualquer documento de conclusão de curso. O aluno nessa situação não poderá assinar a ata de colação de grau;

Art. 4º – As comissões de Formatura exercerão a representação dos concluintes de cada curso, sendo sua atuação relacionada com as providências necessárias à efetiva participação daqueles nas solenidades de Colação de Grau

Art. 5º – Compõem as solenidades de Colação e Grau os seguintes atos:

I- Composição da mesa;

II- Entrada dos formandos;

III- Execução do Hino Nacional;

IV- Discurso do orador da turma;

V- Discurso do paraninfo da turma;

VI- Homenagens ao paraninfo, ao patrono, aos professores, aos alunos, aos funcionários e aos pais;

VII- outras homenagens de interesse da Instituição;

VIII- Prestação do juramento;

IX- Leitura do Termo de Colação de Grau;

X- Chamada dos formados e assinatura da ata de colação de grau;
XI- Encerramento da sessão pelo representante da Faculdade ASA de Brumadinho.

 

  • 1.º – É vedada a inclusão, na programação das solenidades de Colação de Grau, quaisquer atos adversos dos previstos neste artigo.
  • 2.º – Não considera como parte integrante das solenidades de Colação de Grau, para efeito desta Resolução, o ato religioso de Ação de Graças, consistente na celebração da Santa Missa ou de outro Culto Religioso, sendo a realização destes atos de responsabilidade da Comissão de Formatura.

Art. 6º – Com vistas a padronização dos procedimentos e garantia da sua realização, o evento envolvendo o cerimonial de colação de grau, será coordenado pelo setor de comunicação da Faculdade Asa e realizado por empresa parceira da Faculdade Asa.

  • 1.º – As Despesas com Cerimonial referem-se aos serviços de assessoria, acompanhamento, planejamento e realização da solenidade de Colação de Grau. Estão incluídos nos serviços: equipe de profissionais (mestre de cerimônias, coordenador de cerimonial, operador de som, recepcionistas, seguranças e garçom), ensaio, preparação do espaço (mesa, cadeiras, parlatório, equipamento de som e bandeiras), ornamentação, pauta da solenidade, beca, capelo e canudo simbólico;

2.º – Caso o aluno pague pela cerimonia e não participe da colação por ter sido reprovado em mais de 03 disciplinas de acordo com o Artigo 3º deste regulamento, poderá                 mediante requerimento, manter o crédito para participação em solenidade futura, podendo o aluno exercer esse direito através de manifestação no prazo de 30 dias contados             do inicio do semestre letivo seguinte.

  • 3.º – O valor e forma de pagamento da despesa com cerimonial será divulgado no antepenúltimo semestre que anteceder a formatura pela diretoria financeira e firmado por contrato firmado entre comissão de formatura e Empresa de Cerimonial parceira da Faculdade ASA.
  • 4.º – Caberá a Diretoria Financeira juntamente com as Comissões de Formatura definir as regras para os formandos do ano de 2016.
  • 5.º- As Comissões de Formatura que se obrigam a dar ciência a todos os formandos de suas respectivas turma sobre as regras descritas no parágrafo anterior.

 

Art. 7º – As despesas decorrentes da criação e confecção dos convites, filmagens e fotografia são de responsabilidade dos concluintes de curso e as empresas contratadas para tais fins, deverão ser obrigatoriamente credenciadas pela empresa parceira da Faculdade ASA responsável pelo cerimonial.

 

Art. 8º – O texto dos convites para as solenidades de Colação de Grau será submetido à aprovação da Faculdade ASA de Brumadinho antes de sua impressão definitiva, observando-se o prazo máximo de uma semana para as correções e a conferência das informações institucionais.

  • 1.º – caberá ao setor de Comunicação da Faculdade ASA de Brumadinho a aprovação dos convites, bem como a expedição de normativas sobre as regras a serem observadas em sua confecção;
  • 2.º – Na correção da prova do convite serão consideradas as seguintes observações:
  1. Se, na capa do convite, consta o nome do curso, semestre/ ano de conclusão e o nome da Faculdade;
  2. Se as informações sobre a solenidade constam no convite e se os dados da Colação de Grau estão corretos.
  3. Se consta no convite a logomarca da Faculdade ASA, conforme definição pelo setor de Comunicação da Faculdade;
  4. Se foram cumpridas as demais normas referentes a homenageados, juramento etc, conforme especificações fornecidas pelo setor de Comunicação da Faculdade;

3.º – Não é permitida a inserção de fotos de festas, confraternizações, churrascos e outros, que apresentem alunos com fantasias, trajes de banho e/ou bebidas alcoólicas.

 

Art. 9º – É de exclusiva responsabilidade da Comissão de formatura:

Representar a turma de formandos perante a Faculdade ASA, mantendo dialogo constante com o setor de Comunicação e Empresa parceira de Cerimonial;

  1. Contratar os serviços de convites, filmagem e fotografia após aprovação da empresa de cerimonial parceira da ASA;
  2. Dar ciência aos profissionais contratados para filmagem e fotografia sobre as normas e procedimentos inerentes a solenidade, bem como alertá-los de que seus trabalhos não poderão interferir no bom andamento da solenidade;
  3. Apresentar os profissionais mencionados na letra “c”, à Empresa de Cerimonial parceira da ASA, para credenciamento na forma do artigo 7º desta Resolução.
  4. Adquirir presentes, brindes, placas ou similares a serem oferecidos a paraninfos, homenageados e autoridades;
  5. Acompanhar todos os procedimentos instituídos pela Faculdade ASA referentes a formatura.
  6. Responsabilizar-se pela devolução das becas no prazo máximo de 30 minutos após o termino da cerimônia

Art. 10º – Cabe às comissões de Formatura, destinar 05 convites à Secretaria Acadêmica, com antecedência mínima de 15 dias do ato de colação de grau,  que se encarregará dos convites oficiais às autoridades e a outros do interesse da Instituição.

Art.11º – A solenidade de Colação de Grau, deverá obrigatoriamente acontecer no Município da sede da Instituição.

Art. 12º – Os discursos que serão pronunciados deverão conter no máximo 2 laudas em letra de tamanho 12.

Art. 13º – Os casos omissos nesta resolução serão decididos pelo Conselho Superior da Instituição.

Art. 14º –  Revoga-se a Resolução nº 13/2013.

Art. 15º-  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Brumadinho, 19 de fevereiro de 2016.

Registre-se, divulgue-se, cumpra-se.

 

Assinatura dos membros do Conselho:

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Regulamento de Formatura ASA 2016

 

Convite de Formatura

AUTORIDADES PARA CONVITE 2015

 

Curso de Administração:

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto

Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto

Coordenador do Curso de Administração: Jorge José Rasuck.

Professores Homenageados:

Funcionário Homenageado:

 

Curso de Direito:

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto

Ouvidora: Marina Pacheco Teles

Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto

Coordenador do Curso de Direito: Carlos Eduardo Marcelino Oliveira

Coordenadora Adjunta do Curso de Direito: Sirlei de Brito Ribeiro

Professores Homenageados:

Funcionário Homenageado:

 

Ciências Contábeis

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto

Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis: Renato Batista Fernandes.

Professores Homenageados:

Funcionários Homenageados:

 

CURSOS TÉCNICOS 

ENFERMAGEM

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora e coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos: Edi Aparecida Tavares Pinto

Ouvidora: Marina Pacheco Teles

Professores Homenageados:

Padrinho:

Madrinha:

 

EDIFICAÇÕES E INFORMÁTICA

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora dos Cursos Técnicos: Edi Aparecida Tavares Pinto

Coordenador: WALISON LUIZ DA SILVA

Ouvidora: Marina Pacheco Teles

Professores Homenageados:

Padrinho:

Madrinha:

 

LOGÍSTICA / MEIO AMBIENTE E SEG. DO TRABALHO

Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.

Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.

Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.

Diretora dos Cursos Técnicos: Edi Aparecida Tavares Pinto

Coordenador: Cássios Clay Duarte

Ouvidora: Marina Pacheco Teles

Professores Homenageados:

Padrinho:

Madrinha:

 

RECOMENDAMOS A REVISÃO DE TODOS OS CONVITES:

Gentileza encaminhar a Faculdade Asa para que todo o convite passe por

uma revisão ortográfica antes de sua impressão e pelo setor de comunicação

para verificar aplicação do uso da logomarca institucional.

Pedimos um prazo de pelo menos 76 horas úteis para devolução do mesmo

revisado.

 

contato setor comunicação: comunicacao@faculdadeasa.com.br