Resolução N.º 14/2016
O Conselho Superior da Faculdade ASA de Brumadinho, no uso de suas atribuições,
RESOLVE:
Art.1º – É da exclusiva competência da Faculdade ASA de Brumadinho realizar as solenidades de Colação de Grau dos concluintes de cada um dos seus cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado), e cursos técnicos profissionalizantes, estabelecendo as respectivas datas e horários para realização das solenidades, bem como o ritual a ser observado.
- 1.º – É de exclusiva competência da Faculdade ASA, a realização da Cerimônia de Colação de Grau, conforme previsto no Artigo 6º desta Resolução.
- 2.º – Colação de Grau é o ato pelo qual a Diretora Geral, ou delegado seu, em sessão solene, confere aos concluintes dos cursos, o respectivo grau, com declaração do título a que fazem jus.
- 3.º – A sessão solene de Colação de Grau, será realizada por convocação da Diretoria, em dia, hora e local por ela previamente designados.
- 4º – As solenidades de colação de grau serão realizadas em uma única data de acordo com o tipo de curso (graduação ou técnico), resguardando-se à Faculdade, a prerrogativa de realizar uma única colação de grau se o nº de formandos de todos os cursos que oferece for inferior a 60 alunos concluintes.
- 5º – Só serão realizadas solenidades por curso (individualmente) se houver 25 (vinte e cinco) ou mais formandos.
- 6º – A colação de grau por curso com número superior a 25 (vinte e cinco) alunos, poderá ser individualizada, caso o número de alunos formandos dos demais cursos seja igual ou superior a 25 concluintes. Caso o número de formandos dos outros cursos não tenha quantitativo suficiente (25 alunos) estes deverão obrigatoriamente ser aderidos pela turma com número superior à 25 alunos.
- 7º – Na hipótese de falta de consenso para receber a turma com número inferior, realizar-se-á um sorteio, caso haja mais de uma turma com número superior a 25 formandos.
Art. 2º – Os concluintes dos cursos de graduação que não colarem grau na sessão solene a que se refere o § 1.º do artigo anterior, poderão fazê-lo, na forma de gabinete, em dia e hora designados pela Secretaria Acadêmica na presença de pelo menos, 2(dois) funcionários da Faculdade, mediante requerimento do aluno, observado o seguinte
- Não haverá pagamento de despesas com cerimonial;
- Não haverá necessidade de uso de beca ou capelo devendo os formandos apresentarem em traje esporte fino, condizente com o ato;
- Não haverá entrega do canudo simbólico;
- O formando poderá estar acompanhado de no máximo 02 (dois) convidados;
- Serão observados os seguintes atos:
- Abertura da Sessão Solene
- Juramento
- Leitura do Termo de Colação de Grau
- Chamada dos formados e assinatura da Ata de Colação de Grau
- Encerramento da sessão pelo representante da Faculdade.
Art. 3º – Poderão participar das solenidades de Colação de Grau os concluintes dos cursos que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todas as disciplinas do currículo pleno e de forma simbólica os acadêmicos com débito de até 03 (três) disciplinas do currículo.
Parágrafo único: a participação de acadêmicos com débito de até 03 (três) disciplinas do currículo, na solenidade de colação de grau, configurará na forma simbólica, não caracterizando o direito de aquisição de qualquer documento de conclusão de curso. O aluno nessa situação não poderá assinar a ata de colação de grau;
Art. 4º – As comissões de Formatura exercerão a representação dos concluintes de cada curso, sendo sua atuação relacionada com as providências necessárias à efetiva participação daqueles nas solenidades de Colação de Grau
Art. 5º – Compõem as solenidades de Colação e Grau os seguintes atos:
I- Composição da mesa;
II- Entrada dos formandos;
III- Execução do Hino Nacional;
IV- Discurso do orador da turma;
V- Discurso do paraninfo da turma;
VI- Homenagens ao paraninfo, ao patrono, aos professores, aos alunos, aos funcionários e aos pais;
VII- outras homenagens de interesse da Instituição;
VIII- Prestação do juramento;
IX- Leitura do Termo de Colação de Grau;
X- Chamada dos formados e assinatura da ata de colação de grau;
XI- Encerramento da sessão pelo representante da Faculdade ASA de Brumadinho.
- 1.º – É vedada a inclusão, na programação das solenidades de Colação de Grau, quaisquer atos adversos dos previstos neste artigo.
- 2.º – Não considera como parte integrante das solenidades de Colação de Grau, para efeito desta Resolução, o ato religioso de Ação de Graças, consistente na celebração da Santa Missa ou de outro Culto Religioso, sendo a realização destes atos de responsabilidade da Comissão de Formatura.
Art. 6º – Com vistas a padronização dos procedimentos e garantia da sua realização, o evento envolvendo o cerimonial de colação de grau, será coordenado pelo setor de comunicação da Faculdade Asa e realizado por empresa parceira da Faculdade Asa.
- 1.º – As Despesas com Cerimonial referem-se aos serviços de assessoria, acompanhamento, planejamento e realização da solenidade de Colação de Grau. Estão incluídos nos serviços: equipe de profissionais (mestre de cerimônias, coordenador de cerimonial, operador de som, recepcionistas, seguranças e garçom), ensaio, preparação do espaço (mesa, cadeiras, parlatório, equipamento de som e bandeiras), ornamentação, pauta da solenidade, beca, capelo e canudo simbólico;
2.º – Caso o aluno pague pela cerimonia e não participe da colação por ter sido reprovado em mais de 03 disciplinas de acordo com o Artigo 3º deste regulamento, poderá mediante requerimento, manter o crédito para participação em solenidade futura, podendo o aluno exercer esse direito através de manifestação no prazo de 30 dias contados do inicio do semestre letivo seguinte.
- 3.º – O valor e forma de pagamento da despesa com cerimonial será divulgado no antepenúltimo semestre que anteceder a formatura pela diretoria financeira e firmado por contrato firmado entre comissão de formatura e Empresa de Cerimonial parceira da Faculdade ASA.
- 4.º – Caberá a Diretoria Financeira juntamente com as Comissões de Formatura definir as regras para os formandos do ano de 2016.
- 5.º- As Comissões de Formatura que se obrigam a dar ciência a todos os formandos de suas respectivas turma sobre as regras descritas no parágrafo anterior.
Art. 7º – As despesas decorrentes da criação e confecção dos convites, filmagens e fotografia são de responsabilidade dos concluintes de curso e as empresas contratadas para tais fins, deverão ser obrigatoriamente credenciadas pela empresa parceira da Faculdade ASA responsável pelo cerimonial.
Art. 8º – O texto dos convites para as solenidades de Colação de Grau será submetido à aprovação da Faculdade ASA de Brumadinho antes de sua impressão definitiva, observando-se o prazo máximo de uma semana para as correções e a conferência das informações institucionais.
- 1.º – caberá ao setor de Comunicação da Faculdade ASA de Brumadinho a aprovação dos convites, bem como a expedição de normativas sobre as regras a serem observadas em sua confecção;
- 2.º – Na correção da prova do convite serão consideradas as seguintes observações:
- Se, na capa do convite, consta o nome do curso, semestre/ ano de conclusão e o nome da Faculdade;
- Se as informações sobre a solenidade constam no convite e se os dados da Colação de Grau estão corretos.
- Se consta no convite a logomarca da Faculdade ASA, conforme definição pelo setor de Comunicação da Faculdade;
- Se foram cumpridas as demais normas referentes a homenageados, juramento etc, conforme especificações fornecidas pelo setor de Comunicação da Faculdade;
3.º – Não é permitida a inserção de fotos de festas, confraternizações, churrascos e outros, que apresentem alunos com fantasias, trajes de banho e/ou bebidas alcoólicas.
Art. 9º – É de exclusiva responsabilidade da Comissão de formatura:
Representar a turma de formandos perante a Faculdade ASA, mantendo dialogo constante com o setor de Comunicação e Empresa parceira de Cerimonial;
- Contratar os serviços de convites, filmagem e fotografia após aprovação da empresa de cerimonial parceira da ASA;
- Dar ciência aos profissionais contratados para filmagem e fotografia sobre as normas e procedimentos inerentes a solenidade, bem como alertá-los de que seus trabalhos não poderão interferir no bom andamento da solenidade;
- Apresentar os profissionais mencionados na letra “c”, à Empresa de Cerimonial parceira da ASA, para credenciamento na forma do artigo 7º desta Resolução.
- Adquirir presentes, brindes, placas ou similares a serem oferecidos a paraninfos, homenageados e autoridades;
- Acompanhar todos os procedimentos instituídos pela Faculdade ASA referentes a formatura.
- Responsabilizar-se pela devolução das becas no prazo máximo de 30 minutos após o termino da cerimônia
Art. 10º – Cabe às comissões de Formatura, destinar 05 convites à Secretaria Acadêmica, com antecedência mínima de 15 dias do ato de colação de grau, que se encarregará dos convites oficiais às autoridades e a outros do interesse da Instituição.
Art.11º – A solenidade de Colação de Grau, deverá obrigatoriamente acontecer no Município da sede da Instituição.
Art. 12º – Os discursos que serão pronunciados deverão conter no máximo 2 laudas em letra de tamanho 12.
Art. 13º – Os casos omissos nesta resolução serão decididos pelo Conselho Superior da Instituição.
Art. 14º – Revoga-se a Resolução nº 13/2013.
Art. 15º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Brumadinho, 19 de fevereiro de 2016.
Registre-se, divulgue-se, cumpra-se.
Assinatura dos membros do Conselho:
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Regulamento de Formatura ASA 2016
Convite de Formatura
AUTORIDADES PARA CONVITE 2015
Curso de Administração:
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenador do Curso de Administração: Jorge José Rasuck.
Professores Homenageados:
Funcionário Homenageado:
Curso de Direito:
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios/ Ouvidora: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenadora do Curso de Direito: Sirlei de Brito Ribeiro
Professores Homenageados:
Funcionário Homenageado:
Ciências Contábeis
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis: Renato Batista Fernandes.
Professores Homenageados:
Funcionários Homenageados:
Enfermagem
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenadora do Curso de Enfermagem: Joyce Pedrosa de Oliveira da Silva Andrade
Professores Homenageados:
Funcionários Homenageados:
Ciências Engenharia de Produção
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis: Cíntia Bravo
Professores Homenageados:
Funcionários Homenageados:
Ciências Engenharia Civil
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora de Avaliação Institucional/ Diretora de Estágios: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenadora de pesquisa/ Faphemig: Valéria Costa Couto
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis: Cíntia Bravo
Professores Homenageados:
Funcionários Homenageados:
CURSOS TÉCNICOS
ENFERMAGEM
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora e coordenadora Pedagógica dos Cursos Técnicos/ Ouvidora: Edi Aparecida Tavares Pinto
Professores Homenageados:
Padrinho:
Madrinha:
EDIFICAÇÕES E INFORMÁTICA
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora dos Cursos Técnicos/ Ouvidora: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenador:
Professores Homenageados:
Padrinho:
Madrinha:
LOGÍSTICA / MEIO AMBIENTE E SEG. DO TRABALHO
Diretora Geral: Sônia Aparecida Barcelos Maciel.
Diretor Administrativo: Alcimar Barcelos.
Diretor Financeiro: Eduardo Gomes Machado.
Diretora dos Cursos Técnicos: Edi Aparecida Tavares Pinto
Coordenador:
Ouvidora:
Professores Homenageados:
Padrinho:
Madrinha:
RECOMENDAMOS A REVISÃO DE TODOS OS CONVITES:
Gentileza encaminhar a Faculdade Asa para que todo o convite passe por
uma revisão ortográfica antes de sua impressão e pelo setor de comunicação
para verificar aplicação do uso da logomarca institucional.
Pedimos um prazo de pelo menos 76 horas úteis para devolução do mesmo
revisado.
contato setor comunicação: comunicacao@faculdadeasa.com.br