COMISSÃO CPA  (Comissão Própria de Avaliação)

 

Ações do mês de agosto:

No mês de agosto, a nova equipe que compõe a CPA (Comissão Própria de Avaliação); realizou algumas reuniões entre a equipe afim de traçar as metas e diretrizes de trabalho para o semestre. Entre as ações propostas, uma delas foi a apresentação da nova equipe de gestão eleita para este biênio para o corpo docente, corpo discente e pessoal administrativo da ASA.

A iniciativa surtiu excelentes resultados e já no primeiro encontro que aconteceu no dia 05/08 entre a CPA e o corpo docente da ASA, foi possível interagir bastante com o corpo docente. Sob coordenação da Professora Conceição Parreiras, os professores foram divididos em equipes dando ênfase para cada área de atuação a fim de buscar ideias e propostas para melhorias da instituição. Entre as ações realizadas os professores foram divididos por área de atuação e fizeram levantamento sobre ações para compor o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Asa de Brumadinho.

Neste mesmo dia, foi proposto que também fizesse esse mesmo tipo de ação junto ao alunos ASA, para que os mesmos pudessem além de conhecer quem os representa, terem também uma real ideia de como podem participar mais ativamente e contribuirem com ideias, sugestões, críticas etc.

 

DSC_1212 (1) DSC_1222

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(parte da equipe CPA)

 

Postagem dia: 30/06/2017

 

reuniao cpa junho

Reunião CPA JUNHO DE 2017

 

A Equipe CPA   (gestão de 2017/2019) já está em ação. Na última semana os membros da Comissão própria de avaliação/ASA se reuniram novamente para dar andamento aos planos para 2017/2019.  Cada um dos representantes se informando sobre as suas atribuições e em que poderá contribuir para o desenvolvimento  da nossa Instituição.

 

DSC_1129 DSC_1131

Conheça abaixo a nova comissão da gestão de 2017/2019

Clique abaixo:

Membros da comissão -2017-a-2019

 

DSC_1015

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ASA  2016/1

Responda a Avaliação Institucional e faça parte da história de sucesso da Faculdade ASA de Brumadinho.  Sua análise e sugestão serão de suma importância para o processo de crescimento e desenvolvimento institucional.
Para responder, basta acessar a área do aluno. Clique aqui. 
Prazo final novembro/2016.
Não deixe de participar, dê a sua opinião.
Acompanhe aqui o cronograma das atividades do semestre da CPA.  cronograma-cpa-2016 * Sujeito a alterações.

CPA (Comissão Própria de Avaliação)

 

* Consulte o Relatório final de autoavaliação institucional Ano base 2014 AQUI

* Consulte o Relatório final de autoavaliação institucional Ano base 2013 AQUI

A partir dos resultados de auto avaliação Institucional e das Avaliações Externas, a Instituição programa e implementa ações para correção de rumos e/ou mudanças de estratégias com o objetivo de melhorar as condições gerais de funcionamento da IES.

A CPA é formada por membros eleitos anualmente e conta com presidente, representantes dos funcionários, professores, alunos e comunidade.

Avaliação

O processo de avaliação se faz de forma democrática e coletiva e conta com a participação de todos os atores universitários. O trabalho é pautado no sigilo dos avaliados e avaliadores. Tendo em vista o crescimento contínuo da demanda de alunos e consequente aumento dos serviços de apoio, ficou estabelecido que semestralmente o corpo docente e coordenadores de curso serão avaliados. Da mesma maneira, o corpo discente também é submetido à auto avaliação.

Anualmente, geralmente no primeiro semestre, o processo abrange a estrutura técnico-administrativa, serviços de apoio, quadro discente e docente. Porém o processo está sujeito a modificações oriundas da Comissão Própria de Avaliação, que foi instituída em setembro de 2004.

Pressupostos

A Avaliação Institucional da Faculdade ASA de Brumadinho tem por finalidade provocar a reflexão por parte dos seus agentes universitários, coordenadores, professores e alunos sobre o papel que lhes cabe, suas atribuições e forma de relacionamento.

Ela deve ser considerada como feedback, para que seja reforçado o que foi relevante e para que haja correção e mudança de atuação nos pontos fracos, tendo em vista a constante melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do ensino da Instituição Educacional Cecília Maria de Melo Barcelos – Faculdade ASA de Brumadinho.

É importante salientar que a Avaliação de Desempenho é um processo democrático de reflexão – ação na busca do conhecimento crescente, do equilíbrio, sem censuras e punições, com ênfase ao qualitativo. Para isso, é apresentado regularmente aos professores e coordenadores o instrumento de avaliação para ser analisado e sofrer as devidas alterações acordadas com a equipe.

Cada coordenador e professor recebe o gráfico demonstrativo / relatório sobre o seu desempenho, demonstrando os aspectos negativos e ressaltando os positivos, o que muito contribuiu para o seu aperfeiçoamento profissional.

As turmas também recebem um relatório descritivo da avaliação dos aspectos negativos e positivos do curso, sem comprometer a identidade dos professores e coordenadores.

O eixo diretor desta proposta de avaliação implica em um mecanismo de discrição e sigilo. Os dados da avaliação, sumarizados, com a visão dos cursos e da Instituição são apresentados ao corpo docente em assembleia geral para que a equipe tenha consciência dos aspectos fortes e fracos de cada curso e da instituição como um todo.

Os resultados da avaliação interna, compilados e consolidados, constituem-se em ações que valorizem e reforcem os aspectos positivos e a melhoria das deficiências apontadas. Sendo assim, os coordenadores analisam o resultado da avaliação do seu curso com seus professores e estabelecem algumas ações preventivas e corretivas nas falhas detectadas.

Após analisar os resultados, é estabelecido um planejamento de ações gerenciais que possibilitem o aperfeiçoamento do desempenho do servidor, dentre elas:

• Cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional;
• Palestras com ênfase à melhoria dos aspectos negativos detectados;
• Conversas particulares com objetivo de reorientar as ações / posturas do servidor;
• Discussão das avaliações do coordenador de cada segmento com seus colaboradores.